top of page

O papel do microbioma intestinal na saúde

Com o distanciamento social e o auto isolamento, você pode estar se perguntando como pode melhorar a sua imunidade.


anatomia do sistema digestivo


A ciência mais recente mostra que nossa imunidade inata depende de um microbioma intestinal saudável. E algumas práticas podem ser essenciais para nos ajudar com isso, como a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada.


As condições que representam algumas das principais causas de mortalidade em todo o mundo - incluindo obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer - estão ligadas a mudanças observáveis ​​na microbiota intestinal humana. E muitas outras condições crônicas, como doença inflamatória intestinal, asma e alergias e até artrite reumatoide, também têm sido associadas à disbiose (desequilíbrio da microbiota intestinal).


Logo, a microbiota intestinal com suas estreitas ligações com o metabolismo e o sistema imunológico, pode estar no centro da boa saúde.

Sem dúvida, o potencial da manipulação da microbiota intestinal para melhorar a saúde humana é enorme.

 

O papel da microbiota intestinal na imunidade


Muitos estudos vêm demonstrando como as alterações do microbioma se relacionam e interagem diretamente com as respostas do nosso sistema nervoso, sistema endócrino, sistema imune, ou mesmo, se correlacionam com uma grande quantidade de distúrbios, condições ou patologias. É importante entender que a microbiota intestinal é composta por microrganismos que convivem conosco de forma harmoniosa e que até podem nos fazer bem quando mantidos em equilíbrio.

funções da microbiota intestinal

O revestimento intestinal abriga 70% das células que compõem seu sistema imunológico e a ingestão dos alimentos certos que alimentam seus microrganismos podem ajudar a manter a integridade da barreira intestinal. Dependendo do equilíbrio e aptidão da microbiota intestinal, nossa resposta imunológica pode se mostrar forte e resistente, ou debilitada. Nutrir nosso ecossistema intestinal pode ser uma das maneiras mais profundas em que podemos reforçar nossa resposta imunológica.


Quando nossa barreira intestinal é saudável, ela atua como uma das primeiras linhas de defesa contra doenças e enfermidades. Há situações em que a membrana que protege o intestino fica danificada (ou permeável), permitindo que substâncias tóxicas e bactérias intestinais caiam na corrente sanguínea. À medida que se acumulam nessas áreas, as toxinas e metabólitos que secretam podem levar a reações inflamatórias que danificam os tecidos e levam ao desenvolvimento de condições crônicas. Esta é uma das muitas razões pelas quais é importante o restabelecimento do revestimento intestinal.


Muitos microrganismos comensais ajudam a manter a saúde do revestimento intestinal através do metabolismo das fibras e da produção do butirato - um alimento saudável para as células do revestimento intestinal. Quando nosso microbioma intestinal tem uma produção saudável de butirato, ele ajuda o nosso revestimento intestinal a permanecer forte e intacto. Por outro lado, nosso revestimento intestinal protege as bactérias comensais quando são detectados patógenos.


Manter o microbioma intestinal saudável e funcionando de maneira ideal é essencial para apoiar uma resposta imunológica eficiente.

 

A influência da atividade física na microbiota intestinal


Constantemente a nossa microbiota intestinal é exposta a inúmeros fatores externos, como dieta e estresse, que podem alterar a sua composição. Uma das formas de tratamento de diversas doenças e condições é realizada através da modulação intestinal. Um estudo publicado recentemente mostrou a importância da atividade física nessa modulação aumentando a diversidade das bactérias no intestino.


O exercício físico é capaz de reduzir o tempo das fezes no trato gastrointestinal, reduzindo o contato dos patógenos com o trato gastrointestinal, e consequentemente com o sistema circulatório, diminuindo a ação negativa deles no organismo.

Além disso, é capaz de aumentar as enzimas antioxidantes, citocinas anti inflamatórias e diminuir citocinas inflamatórias, causando uma redução geral da inflamação intestinal.

moça praticando yoga

Mas tenha calma! Antes de iniciar qualquer atividade física você deve procurar um profissional para avaliar sua saúde e condição física.


Os artigos publicados que relacionam a atividade física e microbiota intestinal mostram que a atividade moderada é a “melhor” para a saúde do nosso intestino.

Nessa situação, os impactos negativos na microbiota intestinal pois causam uma alteração na composição de bactérias. Como tudo na vida, manter o equilíbrio é essencial! Isso porque nessas atividades o fluxo sanguíneo intestinal normal permanece estável durante sua realização. O mesmo não se observa nos praticantes de atividades intensas por um período superior a 1 hora.


Lembre-se sempre: A prática de atividade física de forma moderada causa diversos benefícios para a saúde, e isso inclui, a saúde do nosso intestino!


Embora a atividade física seja fundamental para a saúde intestinal é importante que você tenha uma dieta equilibrada e saudável otimizar a saúde do seu intestino.

 

Como alimentar sua microbiota


A dieta é um dos principais fatores que moldam nosso microbioma e sua influência é vista desde a infância até a velhice. Nossa alimentação pode afetar a sobrevivência e metabolismo das bactérias da microbiota intestinal, causando alterações no padrão de colonização bacteriana e gerando processos inflamatórios no nosso organismo.


Uma microbiota intestinal saudável e equilibrada resulta em um desempenho normal das funções fisiológicas, o que irá assegurar melhoria na qualidade de vida.

Uma produção elevada de substâncias inflamatórias no organismo favorece o aparecimento de diversas doenças, como câncer, doença inflamatória intestinal, obesidade, entre outras.


Estudos demonstraram que tanto a ingestão dietética quanto a microbiota intestinal são fontes de micronutrientes essenciais ao funcionamento do sistema imune.


1. Alimentos nocivos para o microbiota intestinal


Alimentos ultraprocessados, industrializados, adoçantes, emulsificantes, a dieta ocidental (tipicamente constituída por alto consumo de carne vermelha, gordura animal, açúcar e pobre em fibras), fornecem menores quantidades de fibras, levando à menor produção de ácidos graxos de cadeias curtas pela microbiota intestinal, sendo estes produtos imunomoduladores essenciais. O consumo desses alimentos podem ter um impacto negativo na saúde, sendo parcialmente responsável pela obesidade e outras doenças crônicas.


O consumo dos alimentos ultraprocessados pode levar à modificação da microbiota intestinal, causando desequilíbrio, gerando um processo inflamatório e, consequentemente, um intestino hiperpermeável.

Com a permeabilidade intestinal aumentada podem ocorrer alterações clínicas como:

  • diarreia (associada a infecções ou ao tratamento por antibióticos),

  • alergia alimentar,

  • eczema atópico,

  • doenças inflamatórias intestinais,

  • artrite, entre outras.


2. Alimentos " saudáveis " para o microbiota intestinal


É possível fortalecer o sistema imunológico através de uma dieta balanceada associada ao estilo de vida mais saudável. Os compostos bioativos - substâncias que estão presentes em alguns alimentos, e são capazes conferir benefícios fisiológicos ao organismo, e assim, promover a saúde - da dieta têm um papel fundamental na imunomodulação da microbiota.


Algumas fontes de nutrientes são dão uma força especial para o nosso sistema imunológico. Aqui podemos citar:


gif de frutas e vegetais em movimento
  • Proteínas: alimentos de origem animal (carne vermelha e branca, leite, ovos) e leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico).

  • Zinco: carnes de todos os tipos, principalmente a vermelha, derivados de animais e frutos do mar. amendoim nozes, castanhas, gergelim, leguminosas, queijos

  • Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras folhosas.

  • Selênio: a principal fonte é a castanha do Pará ou do Brasil.

  • Vitamina A: está presente em fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e em vegetais de coloração alaranjada, como manga, mamão e cenoura.

  • Vitamina C: presente nas frutas cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi), goiaba, acerola e pitanga tem mais vita C, pimentão e cajú.

  • Complexo B: É composto por várias vitaminas disponíveis em todos os grupos. A B12 é encontrada apenas naqueles de origem animal.

 

É tudo uma questão de equilíbrio


Então, como você pode ver, é importante ter equilíbrio dentro do seu microbioma intestinal. Equilíbrio significa que os microrganismos no seu intestino produzem muitas substâncias saudáveis ​​com os alimentos que você os alimenta, e não uma superabundância de substâncias inflamatórias nocivas.



 

Fontes:


Ashley L. Steed, George P. Christophi, Gerard E. Kaiko, Lulu Sun, Victoria M. Goodwin, Umang Jain, Ekaterina Esaulova, Maxim N. Artyomov, David J. Morales, Michael J. Holtzman, Adrianus C. M. Boon, Deborah J. Lenschow, Thaddeus S. Stappenbeck. A dietary plant flavonoid derivative, metabolized by Clostridium orbiscindens in the gut, mediates protective responses to influenza in mice. SCIENCE04 AUG 2017 : 498-502


Chassaing, B., Koren, O., Goodrich, J. et al. Dietary emulsifiers impact the mouse gut microbiota promoting colitis and metabolic syndrome. Nature 519, 92–96 (2015). https://doi.org/10.1038/nature14232


Desai et al., 2016, Cell 167, 1339–1353 November 17, 2016 ª 2016 Elsevier Inc. http://dx.doi.org/10.1016/j.cell.2016.10.043


Ercolini D, Fogliano V. Food Design To Feed the Human Gut Microbiota. J Agric Food Chem. 2018;66(15):3754‐3758. doi:10.1021/acs.jafc.8b00456


Lobionda, S.; Sittipo, P.; Kwon, H.Y.; Lee, Y.K. The Role of Gut Microbiota in Intestinal Inflammation with Respect to Diet and Extrinsic Stressors. Microorganisms 2019, 7, 271.


LORA V. HOOPER, DAN R. LITTMAN, ANDREW J. MACPHERSON. Interactions Between the Microbiota and the Immune System. SCIENCE08 JUN 2012 : 1268-1273


Petriz, B.A., Castro, A.P., Almeida, J.A. et al. Exercise induction of gut microbiota modifications in obese, non-obese and hypertensive rats. BMC Genomics 15, 511 (2014). https://doi.org/10.1186/1471-2164-15-511


Ruff, W.E., Greiling, T.M. & Kriegel, M.A. Host–microbiota interactions in immune-mediated diseases. Nat Rev Microbiol (2020). https://doi.org/10.1038/s41579-020-0367-2


Sarah J. Clements & Simon R. Carding (2018) Diet, the intestinal microbiota, and immune health in aging, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 58:4, 651-661, DOI: 10.1080/10408398.2016.1211086


Schuijt TJ, Lankelma JM, Scicluna BP, et alThe gut microbiota plays a protective role in the host defence against pneumococcal pneumoniaGut 2016;65:575-583.


Singh, R.K., Chang, H., Yan, D. et al. Influence of diet on the gut microbiome and implications for human health. J Transl Med 15, 73 (2017). https://doi.org/10.1186/s12967-017-1175-y


Takeshi Ichinohe, Iris K. Pang, Yosuke Kumamoto, David R. Peaper, John H. Ho, Thomas S. Murray, Akiko Iwasaki. Microbiota regulates immune defense against respiratory tract influenza A virus infection. Proceedings of the National Academy of Sciences Mar 2011, 108 (13) 5354-5359; DOI: 10.1073/pnas.1019378108


Thaiss, C., Zmora, N., Levy, M. et al. The microbiome and innate immunity. Nature 535, 65–74 (2016). https://doi.org/10.1038/nature18847


Zhang, Z., Tang, H., Chen, P. et al. Demystifying the manipulation of host immunity, metabolism, and extraintestinal tumors by the gut microbiome. Sig Transduct Target Ther 4, 41 (2019). https://doi.org/10.1038/s41392-019-0074-5


Posts Relacionados

Ver tudo
Gostou do conteúdo?
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre as novidades.
* A BiomeHub tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para administrar sua conta e fornecer os produtos e serviços que você nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre os nossos produtos e serviços, também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse. Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser. 

Obrigado por se inscrever!

bottom of page