NOSSA
CIÊNCIA
Confira as nossas publicações científicas:
Reduced gut microbiota diversity in patients with congenital generalized lipodystrophy
Neste estudo, foi demonstrado pela primeira vez uma diversidade reduzida da microbiota intestinal em indivíduos com Lipodistrofia generalizada congênita (LGC), uma doença caracterizada pela ausência de tecido adiposo subcutâneo, resistência à insulina e diabetes desde os primeiros anos de vida.
Emergence of Two Distinct SARS-CoV-2 Gamma Variants and the Rapid Spread of P.1-like-II SARS-CoV-2 during the Second Wave of COVID-19 in Santa Catarina, Southern Brazil
A mesorregião oeste do estado de Santa Catarina (SC), Sul do Brasil, foi fortemente afetados como um todo pela pandemia de COVID-19 no início de 2021. Este trabalho avaliou a dinâmica dos padrões de disseminação do vírus SARS-CoV-2 no estado de SC de março de 2020 a abril de 2021 usando a vigilância genômica. Esta é a primeira evidência a regionalização da transmissão do SARS-CoV-2 em SC e destaca a importância do rastreamento das variantes, dispersão e impacto do SARS-CoV-2 nos sistemas de saúde pública.
Healthcare-Associated Infections-Related Bacteriome and Antimicrobial Resistance Profiling: Assessing Contamination Hotspots in a Developing Country Public Hospital
Para investigar a dinâmica da colonização de bactérias causadoras de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e o perfil de resistência antimicrobiana (AMR) em ambientes hospitalares, realizamos um programa de vigilância de 6 meses em um hospital público, usando sequenciamento do gene 16S rRNA por métodos dependentes e não dependentes de cultivo.
Swab pooling: A new method for large-scale RT-qPCR screening of SARS-CoV-2 avoiding sample dilution
Desenvolvemos um novo método para testagem em larga escala do vírus SARS-CoV-2. Com inovação na etapa da coleta, o pool de swabs permite testagem em massa de assintomáticos, eliminando perdas de sensibilidade dos tradicionais métodos de agrupamento de amostras.
Equivolumetric Protocol Generates Library Sizes Proportional to Total Microbial Load in 16S Amplicon Sequencing
Aqui, usamos um protocolo equivolumétrico para a preparação das bibliotecas de sequenciamento de amplicons de 16S rRNA da plataforma Illumina, capaz de gerar dados equivalentes ao DNA inicial da amostra, recuperando a proporcionalidade entre as reads observadas e as abundâncias bacterianas absolutas em cada amostra.
One year cross-sectional study in adult and neonatal intensive care units reveals the bacterial and antimicrobial resistance genes profiles in patients and hospital surfaces
Ao longo de um ano monitoramos e identificamos focos de contaminação no ambiente hospitalar, através de metodologias de sequenciamento de genoma completo (WGS), oligotipos de 16S rRNA e identificação de genes de resistência aos antimicrobianos, que permitiram uma caracterização de alta resolução do perfil do microbioma hospitalar.
End-to-end assessment of fecal bacteriome analysis: from sample processing to DNA sequencing and bioinformatics results
Este trabalho mostra os métodos padronizados que desenvolvemos para análise de microbioma humano e a caracterização dos nossos dados populacionais para permitir uma melhor compreensão dos perfis de bacteriomas brasileiros e como eles podem ser relacionados a outros estudos de microbiomas.
Uncovering the hidden microbiota in hospital and built environments: New approaches and solutions
Neste trabalho apresentamos uma revisão sobre estudos do microbioma de ambientes construídos usando sequenciamento de DNA de alto desempenho, incluindo algumas novas abordagens e ideias que podem ser amplamente aplicadas no rastreamento microbiano e na vigilância epidemiológica de ambientes internos.
Multidrug-resistant Gram-negative bacteria from patients, hospital environment and healthcare workers: a six-month cross-sectional study
Este estudo revela que a disseminação de bactérias associadas às IRAS dentro de um ambiente hospitalar é maior do que se imaginava, indicando que os profissionais de saúde, áreas e equipamentos hospitalares são atores-chave na disseminação de bactérias gram-negativas multi-resistentes e mostra que um programa de vigilância ativa pode fornecer compreensão precisa e direcionar ações para o controle de IRAS.