top of page
header.png

Explore e cuide do seu
MICROBIOMA INTESTINAL

Ele diz muito sobre você! 

bacterias_edited.png

A microbiota intestinal é a complexa comunidade de microrganismos (bactérias, archaeas, fungos, vírus e etc.) que habitam o trato gastrointestinal.

 

Cada pessoa tem uma composição única de microrganismos no intestino que pode impactar diversas funções do seu organismo. Por isso, identificar e cuidar da microbiota intestinal pode influenciar diretamente sua saúde e bem-estar.

Atua na absorção de nutrientes e
síntese de vitaminas
Atua no eixo cérebro-intestino
Regula a motilidade intestinal
Regula o sistema imunológico
Regula o metabolismo
Evita a proliferação de microrganismos nocivos

Por que analisar a microbiota intestinal?

Conhecer a composição e características da microbiota intestinal possibilita a realização de diagnósticos mais precisos, escolhas terapêuticas mais assertivas, composição de dietas personalizadas e orientações direcionadas para a saúde e bem-estar.

Entender o impacto do seu estilo de vida
Identificar desequilíbrios na microbiota
Tratamento personalizado

Procure o seu médico ou nutricionista e converse sobre como o exame pode auxiliar no cuidado da sua saúde.

mulher cozinhando.png

Você é profissional da saúde? 

Entre em contato conosco para saber mais.

check1.png
Realizar diagnósticos mais precisos
check1.png
Escolher e acompanhar o efeito do uso de medicamentos
check1.png
Avaliar a necessidade do uso de probióticos e prebióticos
check1.png
Identificar perfis inflamatórios e patógenos intestinais
check1.png
Escolher e acompanhar a eficácia da sua dieta nutricional
check1.png
Identificar alterações associadas ao câncer colorretal
Anacarol.png
Ana Carolina de Moraes
Nutricionista clínica

Na minha opinião, o PRObiome é o exame de microbiota intestinal com o melhor custo-benefício do mercado brasileiro! Isso porque, reúne uma ótima qualidade técnica com um laudo objetivo, baseado exclusivamente em publicações científicas. Além disso, oferece todo o suporte necessário para o prescritor e paciente.

Oferecemos o que existe de mais inovador em exames de microbioma humano.

O PRObiome é um exame molecular que identifica as bactérias e archaeas presentes no intestino a partir de uma pequena amostra de fezes.

Analisa o marcador genético 16S rRNA através da metodologia de sequenciamento de DNA de alto desempenho.
caixa probiome 2.png
O PRObiome Plus é um exame molecular que identifica as bactérias, archaeas e fungos presentes no intestino a partir de uma pequena amostra de fezes.

Analisa o DNA total (Whole Genome Shotgun) através da metodologia de sequenciamento de DNA de alto desempenho.

Você faz a coleta em casa

Sequenciamento de DNA
dos microrganismos das fezes

Laudo personalizado

Resultado em apenas alguns dias

Passo a passo para realizar o exame:
Ativo 52.png
Adquira o exame no nosso site ou com um profissional de saúde habilitado.
Ativo 53.png
Receba em casa o kit de coleta.
Ativo 54.png
Preencha o formulário de cadastro aqui, preferencialmente com a ajuda do seu médico ou nutricionista.
probiome-img12.png
Colete e envie a sua amostra. 
Ativo 56.png
Nós processamos sua amostra, analisamos os resultados e elaboramos um laudo personalizado para você!

VOCÊ É PROFISSIONAL DA SAÚDE?

Ficou interessado em avaliar a microbiota intestinal dos seus pacientes?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Obrigado. Entraremos em contato em breve!

Materiais técnicos sobre microbioma

Desenvolvidos para profissionais da saúde e disponibilizados gratuitamente para prescritores.

guia nutricional.png

Ebook - Guia Nutricional para modulação da microbiota intestinal

guia de probioticos.png

Ebook - Guia de Probióticos para modulação da microbiota intestinal

curso.png

Curso Microbiota intestinal: da teoria à prática - Nível Fundamentos

  • Preciso de prescrição médica ou nutricional para fazer o exame?
    Não há necessidade de prescrição, você pode adquirir diretamente com a BiomeHub. Enviamos o kit de coleta para qualquer lugar do Brasil. Porém, o exame deve ser interpretado exclusivamente por um médico ou nutricionista habilitado. O PRObiome é um exame de apoio ao profissional da saúde. A BiomeHub não oferece diagnóstico clínico. Precisa de indicação profissional? Entre em contato pelo nosso canal de atendimento que podemos indicar profissionais habilitados.
  • Como preencher o formulário de cadastro?
    O preenchimento do formulário de cadastro é obrigatório. Nele você irá validar o código da amostra, ler e aceitar o Termo de Consentimento e preencher os dados solicitados. Recomendamos que, quando possível, o preenchimento seja feito em conjunto com o médico ou nutricionista solicitante. Clique aqui para acessar o formulário de cadastro on-line.
  • Qual o prazo para recebimento do resultado?
    O prazo para liberação do laudo é de até 12 dias úteis a partir da chegada da amostra no laboratório.
  • Como preparar-se para realizar?
    Para o exame PRObiome e PRObiome Plus você não precisa nenhuma preparação. Não é necessário realizar qualquer dieta especial. Mantenha a sua rotina de hábitos alimentares nos dias que antecedem a coleta, exceto por orientação do médico ou nutricionista. Você não precisa deixar de tomar os seus medicamentos regulares, mas não esqueça de informar sobre esses medicamentos no Formulário de Cadastro. Você deve fazer a coleta com fezes recém-emitidas. A coleta pode ser realizada em qualquer horário. Para o exame PRObiome Funcional e PRObiome Plus Funcional é importante saber que: As amostras devem ser enviadas para o laboratório em até 2 dias após a coleta. Você deve fazer a coleta de fezes sólidas recém-emitidas. O exame não deve ser realizado em fezes líquidas, pois poderá prejudicar a quantificação da calprotectina. A coleta pode ser realizada em qualquer horário. Você não precisa realizar qualquer dieta especial. Mantenha a sua rotina de hábitos alimentares nos dias que antecedem a coleta, exceto por orientação do médico ou nutricionista. Anti-inflamatórios não esteroidais, anticoagulantes, medicamentos contendo ácido acetilsalicílico podem interferir no resultado. Avalie com seu médico a suspensão do uso por pelo menos 48h antes da coleta. Evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso por pelo menos 48h antes da coleta. Não realize a coleta durante o período menstrual ou quando houver sangramento de hemorroidas. Se tiver realizado exames radiológicos com contraste por via oral ou colonoscopia com laxantes deve aguardar pelo menos 72 horas para coletar as fezes. IMPORTANTE: caso necessite de uma coleta especial, por exemplo, coleta em bolsa de colostomia ou em fralda, entre em contato conosco para receber instruções específicas.
  • Como realizo a coleta?
    Você mesmo realiza a coleta da amostra de fezes, no conforto da sua casa, utilizando os kits de coleta, que incluem instruções simples e todo material necessário para a coleta. Assista ao vídeo e entenda como funciona. Instruções para coleta da amostra do PRObiome e Probiome Plus Instruções para coleta da amostra do PRObiome funcional e do PRObiome Plus funcional
  • Existe idade mínima ou máxima para fazer o exame?
    Os intervalos de referência do exame de microbiota intestinal foram estabelecidos com base na população adulta. Porém, qualquer pessoa pode fazer o exame considerando as especificidades associadas a cada faixa etária.
  • Para quem é indicado?
    O PRObiome foi desenvolvido para auxiliar processos investigativos relacionados ao diagnóstico clínico, bem como a avaliação e tratamento de pacientes em condições como: Pacientes com Doença Intestinal Inflamatória diagnosticada ou em investigação. Pacientes com Síndrome do Intestino Irritável diagnosticada ou em investigação. Pacientes com câncer colorretal diagnosticado ou em investigação. Pacientes com sintomas gastrointestinais. Pacientes com condições relacionadas à microbiota intestinal (Transtorno do espectro autista, doenças autoimunes, síndrome metabólica, hospitalizados, em tratamento quimioterápico). Pacientes que estão passando por mudanças de estilo de vida e/ou dietas.
  • O que influencia a composição da microbiota intestinal?
    Diversos fatores impactam a microbiota intestinal, tais como: A sua idade. A sua dieta. A sua imunidade. O seu estilo de vida. Hospitalização e cirurgias. Prática de exercícios físicos. Uso de probióticos e prebióticos. Uso de antibióticos e quimioterápicos. Doenças e distúrbios ao longo da vida.

Todo exame laboratorial deve ser interpretado por profissional da saúde habilitado, levando em consideração o quadro clínico do paciente.

bottom of page