top of page

Como o BIOfeme pode auxiliar nas consultas online?

O exame BIOfeme tem sido a abordagem escolhida por diversos ginecologistas no Brasil em suas consultas presenciais e online.


médica em consulta por telemedicina


A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida e na área médica não seria diferente. Além das constantes atualizações científicas, os profissionais da saúde também têm inovado nas abordagens para o atendimento médico.


Em caráter emergencial diante da pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde liberou o emprego da telemedicina no Brasil e desde então, a prática do atendimento médico online tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente e tem sido uma verdadeira revolução para a assistência à saúde.


Inúmeros são os benefícios do atendimento médico online tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde:


  • Acesso facilitado ao serviço, atendendo desde pessoas que deixavam de ir ao médico de maneira regular devido suas atividades rotineiras até pessoas de áreas remotas ou com dificuldades de locomoção;

  • Redução dos custos;

  • Redução de tempo;

  • Expansão de atendimentos do médico;

  • Comodidade, conforto e privacidade.



Ginecologia e o atendimento online: como realizar uma boa consulta quando não há possibilidade de fazer os exames físicos?

Pode parecer difícil pensar que um atendimento ginecológico online possa ser preciso e assertivo, especialmente naqueles casos em que a queixa principal são corrimentos ou infecções de repetição.


Em situações onde há a impossibilidade de realizar o exame físico, algumas ferramentas se tornam imprescindíveis para o auxílio do médico ao diagnóstico de determinadas afecções.


O exame BIOfeme tem sido a abordagem escolhida por diversos ginecologistas no Brasil em suas consultas presenciais e online. Através do exame, os profissionais de saúde têm conseguido expandir seus atendimentos, aumentar o engajamento de suas pacientes, além, é claro, de obterem resultados assertivos e precisos, reduzindo o tempo de diagnóstico e por consequência, de tratamento.

O BIOfeme é o primeiro exame molecular do Brasil capaz de identificar a composição da microbiota vaginal por meio de uma única amostra de swab vaginal.


O que isso quer dizer? Significa que através de uma única coleta vaginal, é possível conhecermos toda a composição de bactérias e fungos que moram no canal vaginal da sua paciente e que podem estar causando aquelas infecções de repetição ou os corrimentos indesejados, por exemplo.


Vale destacar que, diferentemente de outros exames ginecológicos onde o profissional da saúde solicita a investigação de um determinado microrganismo, por exemplo “Cultura para Gardnerella vaginalis”; no laudo do BIOfeme você receberá a lista completa dos microrganismos presentes no canal vaginal da paciente no momento da coleta.




BIOfeme e consulta online: como funciona?

Kit de coleta do exame BIOfeme

Um dos grandes benefícios de utilizar o BIOfeme é que esse exame pode ser coletado tanto pela paciente no conforto e privacidade de sua casa, quanto pelo ginecologista em consultório médico. A coleta é extremamente simples e rápida e todo o material necessário para realizar a coleta e envio da amostra está disponível no kit!




Na prática, resumidamente, funciona assim:


  • Se a consulta for presencial, o médico pode disponibilizar o kit de coleta no seu consultório e realizar a coleta durante a consulta mesmo. Depois, é só enviar a amostra via Correios até nosso laboratório para realizarmos a análise.


  • Nos atendimentos online, a paciente recebe o kit de coleta na sua residência, faz a autocoleta e envia a amostra, também pelos Correios, para o nosso laboratório.

Após recebermos a amostra, ela será analisada e um laudo personalizado será elaborado por nossa equipe técnica. O laudo ficará disponível em até 12 dias úteis a partir do recebimento da amostra pelo nosso laboratório.


Outro importante aspecto ao escolher o BIOfeme é que você terá uma equipe multidisciplinar disponível para tirar todas suas dúvidas e discutir os casos clínicos. Além de receber constantes atualizações sobre o universo do microbioma humano.


A metodologia inovadora que nós utilizamos nos permite em um único exame:


  • Avaliar a diversidade da microbiota vaginal;

  • Identificar todas as bactérias e fungos presentes;

  • Identificar o tipo de microbiota vaginal, avaliando a sua capacidade de proteção;

  • Avaliar a estabilidade da microbiota frente à infecções e risco de aquisição de IST, por exemplo.

  • Identificar as bactérias consideradas marcadoras de saúde vaginal;

  • Avaliar a proporção relativa dos microrganismos presentes na microbiota vaginal.


E assim, através do BIOfeme, você terá uma melhor compreensão sobre o estado da saúde íntima da sua paciente, auxiliando em diagnósticos clínicos e no direcionamento de tratamentos de forma mais rápida e adequada ao conhecer exatamente os agentes causadores das condições e/ou sintomas. E em casos de consultas online, tudo isso será possível sem precisar realizar exames presenciais.

O BIOfeme possibilita medidas preventivas para a saúde feminina, evitando complicações que possam surgir a partir do desequilíbrio da microbiota vaginal.



Quer saber mais sobre o Microbioma Vaginal e o BIOfeme?


Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


Gostou do conteúdo?
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre as novidades.
* A BiomeHub tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para administrar sua conta e fornecer os produtos e serviços que você nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre os nossos produtos e serviços, também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse. Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser. 

Obrigado por se inscrever!

bottom of page