Conheça o passo a passo para fazer a coleta do exame BIOfeme de forma descomplicada, através da auto coleta ou no consultório médico.
Você sabia que através de apenas uma única amostra de swab vaginal é possível conhecermos toda a composição da microbiota vaginal das mulheres?
Esse é o BIOfeme - o primeiro exame molecular desenvolvido no Brasil capaz de identificar as bactérias e fungos presentes na microbiota vaginal por meio do sequenciamento de DNA de alto desempenho. Para conhecer melhor a metodologia utilizada no BIOfeme, clique aqui.
O BIOfeme foi desenvolvido para auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de diversas condições e sintomas, bem como no acompanhamento de tratamentos medicamentosos, possibilitando um tratamento direcionado e assertivo.
Inclusive, você sabia que a coleta da amostra pode ser feita por um profissional de saúde ou também pela própria paciente, no conforto da sua casa? Vamos mostrar o passo a passo para você realizar a coleta da sua amostra de forma descomplicada!
Primeiros passos - conhecendo o seu kit BIOfeme
O kit BIOfeme contém todo o material necessário para realizar a coleta e o envio da amostra, sendo composto por duas caixas internas: a caixa “Colete” que possui todos os materiais necessários para a coleta e a caixa “Envie”, para que você possa realizar o envio da amostra. Na caixa Colete, você encontrará: o manual de coleta que possui instruções detalhadas, um swab vaginal, soro fisiológico, tubo coletor, etiqueta de identificação e um saquinho para remeter sua amostra pelos Correios.
Preparando a coleta - recomendações
Nas 48 horas que antecedem a sua coleta, você não deve:
Usar ducha íntima (intravaginal);
Ter relações sexuais, mesmo com uso de camisinha;
Usar lubrificantes, cremes vaginais e/ou medicamentos de uso tópico;
Estar no seu período menstrual, aguarde esse período passar.
Também é importante saber que:
Você pode fazer a coleta em qualquer horário;
Não é necessária a remoção de anticoncepcional intrauterino;
Não há necessidade de deixar de tomar os seus medicamentos regulares. Contudo, não esqueça de informar sobre esses medicamentos no formulário de cadastro.
Agora é só seguir as instruções para realizar a coleta: é simples, rápida e não necessita de aparelhos invasivos. A coleta é feita com o auxílio de um swab vaginal, o qual é umedecido com soro fisiológico facilitando a inserção na vagina e garantindo uma coleta indolor. Após, o swab deverá ser colocado no tubo coletor que contém uma solução estéril, que vai garantir a preservação da amostra até o momento da análise.
Essa solução inibe o crescimento de novos microrganismos e preserva o DNA dos microrganismos presentes na coleta, garantindo que o resultado final do exame seja uma fotografia da microbiota vaginal da paciente do momento da coleta. Depois da coleta realizada, o tubo coletor contendo a amostra deve ser mantido em temperatura ambiente e enviado ao nosso laboratório o quanto antes.
Antes de enviar a amostra, é necessário preencher o Formulário de Cadastro da amostra com todas suas informações detalhadas. É esse formulário que a equipe técnica da BiomeHub usará para emitir o laudo do seu exame de maneira personalizada e única. Todos os detalhes sobre sua saúde íntima são importantes, assim será possível associar seus sintomas e condições com os dados já relatados na literatura científica.
Agora sua amostra está pronta para ser enviada ao nosso laboratório: é só colocar o tubo coletor contendo o swab no saquinho e na caixa de envio. Não esqueça da etiqueta de identificação, com o nome e data de nascimento da paciente. O envio da amostra é gratuito. Você não terá qualquer custo adicional com os Correios.
Assim que a amostra chegar ao nosso laboratório, ela será analisada e em poucos dias você receberá um laudo completo e personalizado, com os dados analisados e informações relevantes da literatura científica.
Se você preferir, também é possível levar o kit BIOfeme na consulta ginecológica e solicitar a coleta ao profissional.
Adquira já o BIOfeme e cuide do seu microbioma vaginal. Ele cuida de você!
Quer saber mais sobre o Microbioma Vaginal e o BIOfeme? Acesse nosso blog, lá você encontra diversos conteúdos sobre o assunto, é só clicar aqui.
Comments