top of page

PRObiome: atualizações e novidades para revolucionar sua conduta clínica!

A BiomeHub é uma empresa de biotecnologia, especializada em análises de microbioma humano. Nosso foco de atuação é a aplicação de tecnologias baseadas em biologia molecular em exames laboratoriais inovadores na área de saúde.


O sequenciamento de DNA de alto desempenho é uma das principais tecnologias que trabalhamos. É com essa tecnologia que realizamos as análises de microbioma - o sequenciamento dos microrganismos presentes no corpo humano.


Nós somos pioneiros no país no desenvolvimento e realização de análises baseadas em tecnologias de ponta em genômica, microbiologia molecular e bioinformática, aplicadas à saúde humana. Todos os exames que desenvolvemos são respaldados cientificamente e passam por rigorosos protocolos e processos de validação e verificação de métodos.


É a Medicina de Precisão acessível ao seu paciente!



Conheça o PRObiome


A microbiota intestinal é a complexa comunidade de microrganismos (bactérias, fungos, vírus e etc.) que habita o trato gastrointestinal. Cada pessoa tem uma composição única de bactérias no intestino que pode impactar diversas funções do seu organismo. Por isso, identificar e cuidar da composição das bactérias intestinais do seu paciente pode influenciar diretamente em sua saúde e bem-estar.


O PRObiome é um exame molecular que identifica as bactérias presentes no intestino a partir de uma pequena amostra de fezes, este exame é realizado com o que existe de mais inovador em exames de microbioma humano.


Seu paciente realiza a coleta de uma pequena amostra de fezes no conforto da sua casa e nos envia seguindo o passo-a-passo que informamos no kit. Nós enviamos um laudo personalizado em apenas alguns dias. E pronto! Com os resultados do PRObiome, o médico ou o nutricionista poderá:

  • Realizar diagnósticos mais precisos

  • Avaliar a necessidade do uso de probióticos e prebióticos

  • Escolher e acompanhar o efeito do uso de medicamentos

  • Identificar perfis inflamatórios e patógenos intestinais

  • Escolher e acompanhar a eficácia da dieta

  • Entender o impacto do estilo de vida do paciente na saúde intestinal

O laudo ainda contém dicas nutricionais, informa quais as bactérias que compõe a microbiota intestinal do seu paciente, o enterotipo do microbioma, apresenta uma listagem das bactérias marcadoras de saúde e seus benefícios, identifica o estado geral da microbiota intestinal, além de muitas outras informações valiosas!


Em março de 2022 o PRObiome recebeu uma nova identidade visual. O novo design do kit traz ao paciente uma experiência de coleta mais fácil e organizada. Dentro da caixa principal, os materiais de coleta podem ser encontrados separadamente nas caixinhas secundárias, demarcando as duas etapas: coleta e envio da amostra.

imagem da caixa do exame probiome

Tudo que é necessário para fazer a coleta está dentro do kit PRObiome, bem como toda a explicação.


Confira mais informações em https://probiome.biome-hub.com/


Além da nova identidade visual, temos outras novidades incríveis pra você!


Saiba o que mudou no Novo PRObiome


O que já era bom, ficou ainda melhor! Em 2022 o PRObiome evoluiu para expressar uma marca que preza pela qualidade, responsabilidade e confiança. O exame passou por mudanças no protocolo laboratorial de extração de DNA, e conta com novidades que melhoram ainda mais seu resultado!


Agora contamos com um formulário de cadastro de informações sobre hábitos e condições clínicas a ser preenchido de forma on-line, com perguntas que permitem uma maior personalização do laudo, tudo de forma simples e prática! Para ajudar o paciente, o PRObiome fornece ao médico ou nutricionista uma requisição padrão de fácil preenchimento, com todas as informações importantes na solicitação do exame. No formulário de cadastro on-line o paciente poderá anexar essa requisição médica ou nutricional. Esta etapa é importante, pois é através da requisição que o profissional de saúde pode indicar as informações mais importantes.


O paciente também poderá informar mais detalhes sobre a sua dieta preenchendo o Questionário de Frequência Alimentar on-line, que permitirá com que ele tenha mais conhecimento sobre a sua dieta, obtendo informações sobre a quantidade ingerida habitualmente de kcal, proteínas, carboidratos, lipídios e fibras. Pode ser usado como ferramenta de acompanhamento por nutricionistas e como autoconhecimento.


E as novidades não param por aí! Também fizemos uma atualização na estrutura do nosso laudo, agora o profissional da saúde pode visualizar inicialmente os principais resultados e conclusões conectadas ao motivo da solicitação do exame, bem como informações sobre como o nutricionista pode atuar para modular a microbiota intestinal a partir dos resultados obtidos. Também apresentamos agora as taxonomias relevantes categorizadas por perfil - bactérias marcadoras de saúde intestinal, bactérias relacionadas a infecções gastrointestinais e bactérias com perfil pró-inflamatório e patobiontes.


Para oferecer mais praticidade e segurança para os pacientes e profissionais de saúde solicitantes, os resultados do PRObiome podem ser acessados através da nossa plataforma de resultados no Portal do cliente.


E caso o prescritor tenha dúvidas sobre a aplicabilidade do exame ou tenha interesse em aprofundar os seus conhecimentos em microbiota intestinal, nós elaboramos uma nova plataforma de ensino onde o profissional da saúde poderá se aperfeiçoar, através de vídeo-aulas com tutores qualificados, artigos científicos, fóruns e comunidades, bem como aulas que irão auxiliar na utilização e interpretação do PRObiome.


E como o PRObiome pode auxiliar o profissional da saúde na sua prática clínica?


Conforme mencionamos, os resultados do PRObiome proporcionam ao prescritor uma conduta mais assertiva, adequada e personalizada. A partir do exame, o profissional poderá elaborar uma estratégia de modulação da microbiota intestinal para que o paciente obtenha melhores resultados em seu tratamento.


Para auxiliar o profissional solicitante, desenvolvemos o novo Guia nutricional de modulação da Microbiota Intestinal, uma ferramenta robusta com indicação de parâmetros da microbiota intestinal e as respectivas estratégias de modulação intestinal, tudo referenciado e com classificação do nível de evidência científico para cada estratégia proposta.


Nós investimos em pesquisa e desenvolvimento, estando sempre atentos para oferecer ao paciente e profissional da saúde o melhor resultado, sempre!


Explore e cuide do seu microbioma intestinal. Ele diz muito sobre você!


Quer ser nosso parceiro e complementar a sua prática clínica com a medicina de precisão? Entre em contato conosco!



Posts Relacionados

Ver tudo
Gostou do conteúdo?
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre as novidades.
* A BiomeHub tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para administrar sua conta e fornecer os produtos e serviços que você nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre os nossos produtos e serviços, também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse. Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser. 

Obrigado por se inscrever!

bottom of page