top of page

Por que testar pessoas assintomáticas é importante no combate ao coronavírus?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a afirmar que as pessoas infectadas pelo novo coronavírus, mas que não possuem sintomas, também transmitem o vírus.


medindo a temperatura de uma pessoa


Para a OMS, é certo que mesmo as pessoas sem sintomas, mas que testam positivo, são capazes de passar o novo coronavírus (SARS-CoV-2) para outros indivíduos. O que ainda não se sabe é o potencial de transmissão dos assintomáticos.


As incertezas demonstram que é importante a testagem em massa também nas pessoas que não possuem sintomas como uma das medidas de bloqueio para reduzir a transmissão do vírus.


A identificação rápida de alguém infectado permite monitorar esse indivíduo e iniciar de forma precoce o tratamento em caso de evolução da doença, bem como a possibilidade de monitorar também as pessoas que mantiveram contato próximo com este indivíduo assintomático, reduzindo o potencial de transmissão comunitário.


A testagem nesse grupo também possibilita projeções mais assertivas dos órgãos de saúde quanto a real situação da pandemia e demandas do sistema. A medida também contribui para o retorno seguro às atividades econômicas.


Os assintomáticos parecem ser peça importante para a dispersão do vírus, tanto na perspectiva populacional quanto no contexto econômico e dos serviços essenciais (que não podem parar), colocando em risco a saúde dos demais colaboradores e das operações dessas atividades.


Por isso, estabelecer processos e protocolos para o monitoramento e identificação em massa dos casos assintomáticos, mas portadores do vírus SARS-CoV-2, torna-se fundamental para o controle da dispersão do vírus na população e uma ferramenta de gestão de risco para indústrias e serviços essenciais.

 

Tipos de testes disponíveis para detecção do SARS-Cov-19

A detecção precoce da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) é fundamental para tratar e frear o avanço da Covid-19, no Brasil e no mundo. O problema é que os primeiros sintomas da infecção podem aparecer entre 2 e 14 dias depois da exposição ao vírus, com período médio de incubação de cinco dias. Ou seja, para combater a disseminação do vírus, os testes de diagnóstico para o coronavírus se tornaram ferramenta essencial, juntamente com o distanciamento social.


Isto porque, quanto antes tratado, maiores são as chances de tratamento e recuperação do paciente. O SARS-CoV-2, assim como outras síndromes respiratórias graves, pode causar desde um resfriado simples até doenças sérias como a pneumonia aguda.


Estudos demonstram que a Covid-19 pode ser assintomática em até 89% dos casos, mas é capaz de gerar manifestações perigosas como falta de ar, tosse, hipóxia (oxigênio insuficiente nos tecidos para manter as funções corporais) e febre, colocando em risco especialmente pessoas com comorbidades, dentre elas, portadores de doenças crônicas, cardiopatias, obesidade e asma.


Mas você sabe quais são as principais formas de identificação do vírus no organismo, o que as difere e em qual estágio da contaminação cada uma delas é indicada para gerar resultado confiável? Separamos informações de como funcionam as principais formas de identificação do novo coronavírus.


  • Teste Molecular (RT-PCR)

Em caso de exposição ao SARS-Cov-2, nos primeiros dias, a quantidade de vírus no organismo é tão baixa que nenhum teste consegue identificar a infecção. Após alguns dias, a quantidade de vírus aumenta e, assim, é possível detectá-lo pelo teste molecular (RT-PCR). Este modelo de testagem detecta o material genético do vírus (RNA) e, no caso do SARS-Cov-2, se caracteriza por elevada sensibilidade e especificidade, sendo que doentes com maior carga viral podem ter maior probabilidade de um teste positivo.


O teste RT-PCR permite a identificação de indivíduos assintomáticos, mas que sejam portadores do vírus da COVID-19.

Esse teste exige instalações e técnicas laboratoriais específicas, com níveis restritos de biossegurança, e é capaz de detectar diretamente a presença de componentes específicos do genoma do vírus. Sua aplicação deve ser utilizada para diagnóstico da doença nas fases assintomática, pré-sintomática ou sintomática, preferencialmente por volta do 2º ao 7º dia da infecção (etapa de aumento da carga viral).


pesquisadoras trabalhando em um laboratório de pesquisa

  • Testes rápidos

Os testes rápidos podem detectar tanto proteínas do próprio vírus (antígenos) quanto proteínas produzidas pelo organismo em resposta ao vírus (anticorpos - lgG e lgM):


Teste rápido (antígeno): para o teste rápido (antígeno) é necessário uma quantidade de vírus muito grande no corpo e por isso ele só consegue ser detectado em pacientes com alta carga viral. Nesse teste, pouco sensível, é possível detectar alguma proteína do vírus no organismo. Os testes que detectam a presença do antígeno devem ser realizados na fase de maior carga viral (3° ao 7° dia). Estes testes são utilizados no diagnóstico na fase aguda da doença.


Teste rápido (sorologia): detecta o aparecimento de anticorpos IgM e IgG (sorologia) que aparecem entre 10 a 20 dias após o início da infecção. Isso acontece porque após a infecção, o antígeno estimula o sistema imunológico a produzir uma resposta imunológica, e os anticorpos correspondentes aparecem no sangue.


Medianamente sensível, esta abordagem aponta a produção de anticorpos que organismo produz contra o vírus, ou seja, detecta se o organismo produziu defesas contra o vírus.

O diagnóstico sorológico é importante para os pacientes que apresentam carga viral muito baixa, abaixo do limite de detecção dos ensaios de RT-PCR. Como a maioria dos pacientes apresenta títulos crescentes de anticorpos, esse teste deve ser realizados a partir do início da produção dos mesmos, que se dá cerca de 7 dias após a infecção, sendo que o ideal é realizá-los a partir do 10° dia.


A detecção de anticorpos IgM tende a indicar exposição recente ao SARS‐CoV‐2, enquanto a detecção de anticorpos IgG indica exposição ao vírus algum tempo. Por isso, este teste não pode ser usado para confirmar que alguém possui ou não a doença, pois a pessoa pode ter o vírus, mas ainda não ter produzido IgM e IgG. Além disso, como a presença destes anticorpos permanece por muitos dias após a doença, a presença de anticorpos não indica que a pessoa ainda esteja com o vírus. Neste caso existe a possibilidade de que ela esteja com algum grau de imunização.


O resultado aparece em formas de linhas no teste em cerca de 15 minutos. A sensibilidade e especificidade dos testes sorológicos variaram entre os fabricantes e, havendo baixa sensibilidade do teste diagnóstico pode conduzir a uma maior probabilidade de obter resultados falsos-negativos.



Teste rapido de sorologia para detecção do coronavírus

  • Triagem molecular para detecção de SARS-CoV-2 desenvolvido pela BiomeHub


Desenvolvemos um modelo analítico que permite a realização de triagem em escala populacional, pelo método de RT-PCR, capaz de identificar a presença do material genético do vírus, a um custo reduzido.


A grande vantagem dessa abordagem é permitir a triagem de um grande número de indivíduos assintomáticos, em um curto espaço de tempo.

Conhecido como “teste em pool”, o método se baseia em testar ao mesmo tempo as amostras de até 16 pessoas.


Nesse modelo de testagem em grupo, são coletadas duas amostras de nasofaringe (nariz) de cada indivíduo assintomático. Um dos materiais coletados fica reservado em um tubo individual, enquanto a outra amostra é testada no modo coletivo (mais barato) no método RT-PCR, o padrão ouro para detecção da infecção pelo novo coronavírus


Após a coleta, o recebimento das amostras deverá ocorrer, preferencialmente, em até 48h após a coleta e em temperatura de 2 a 8 °C para que a amostra se mantenha viável.



esquema representativo do teste em massa para o coronavirus

Caso alguém do grupo esteja contaminado, são realizados os testes individuais e os mesmos ficam isolados até a descoberta de quem do grupo está infectado pela doença. Em caso de o “grupo testar negativo”, todos são liberados com um único teste.



representação do teste em pool ou teste em massa


Nesse modelo de monitoramento, os testes são repetidos a cada 15 dias para garantir a continuidade dos serviços em segurança.


Caso tenha interesse em realizar o teste para detecção do SARS-CoV-19 na sua empresa, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.




 

Fontes:


Ania Wajnberg, Mayce Mansour, Emily Leven, Nicole M Bouvier, Gopi Patel, Adolfo Firpo, Rao Mendu, Jeffrey Jhang, Suzanne Arinsburg, Melissa Gitman, Jane Houldsworth, Ian Baine, Viviana Simon, Judith Aberg, Florian Krammer, David Reich, Carlos Cordon-Cardo. Humoral immune response and prolonged PCR positivity in a cohort of 1343 SARS-CoV 2 patients in the New York City region.medRxiv 2020.04.30.20085613; doi: https://doi.org/10.1101/2020.04.30.20085613

Farfan, M. J. et al. Optimizing RT-PCR detection of SARS-CoV-2 for developing countries using pool testing. MedRxiv, 2020.

FDA: Coronavirus (COVID-19) Update: FDA Issues First Emergency Authorization for Sample Pooling in Diagnostic Testing.


Jasper Fuk-Woo Chan*, Shuofeng Yuan*, Kin-Hang Kok*, Kelvin Kai-Wang To*, Hin Chu*, Jin Yang, Fanfan Xing, Jieling Liu, Cyril Chik-Yan Yip, Rosana Wing-Shan Poon, Hoi-Wah Tsoi, Simon Kam-Fai Lo, Kwok-Hung Chan, Vincent Kwok-Man Poon, Wan-Mui Chan, Jonathan Daniel Ip, Jian-Piao Cai, Vincent Chi-Chung Cheng, Honglin Chen, Christopher Kim-Ming Hui, Kwok-Yung Yuen. A familial cluster of pneumonia associated with the 2019 novel coronavirus indicating person-to-person transmission: a study of a family cluster. Lancet 2020; 395: 514–23. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30154-9


Johns Hopkins University & Medicine. Coronavirus Resource Center. Disponível em: <https://coronavirus.jhu.edu/map.html>. Acesso em: 10 de jul de 2020.

Kelvin Kai-Wang To*, Owen Tak-Yin Tsang*, Wai-Shing Leung, Anthony Raymond Tam, Tak-Chiu Wu, David Christopher Lung, Cyril Chik-Yan Yip, Jian-Piao Cai, Jacky Man-Chun Chan, Thomas Shiu-Hong Chik, Daphne Pui-Ling Lau, Chris Yau-Chung Choi, Lin-Lei Chen, Wan-Mui Chan, Kwok-Hung Chan, Jonathan Daniel Ip, Anthony Chin-Ki Ng, Rosana Wing-Shan Poon, Cui-Ting Luo, Vincent Chi-Chung Cheng, Jasper Fuk-Woo Chan, Ivan Fan-Ngai Hung, Zhiwei Chen, Honglin Chen, Kwok-Yung Yuen.Temporal profiles of viral load in posterior oropharyngeal saliva samples and serum antibody responses during infection by SARS-CoV-2: an observational cohort study. Lancet Infect Dis 2020; 20: 565–74 Published Online March 23, 2020 https://doi.org/10.1016/ S1473-3099(20)30196-1

Monica Gandhi, M.D., M.P.H., Deborah S. Yokoe, M.D., M.P.H., and Diane V. Havlir, M.D. Asymptomatic Transmission, the Achilles’ Heel of Current Strategies to Control Covid-19. May 28, 2020. N Engl J Med 2020; 382:2158-2160. DOI: 10.1056/NEJMe2009758

Mulu, A. et al. Evaluation of Sample Pooling for Screening of SARS CoV-2. MedRxiv, 2020.

Ruiyun Li, Sen Pei, Bin Chen, Yimeng Song, Tao Zhang, Wan Yang, Jeffrey Shaman. Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (SARS-CoV-2). SCIENCE. Vol. 368, Issue 6490, pp. 489-493

Shenta, N. et al. Efficient high throughput SARS-CoV-2 testing to detect asymptomatic carriers. MedRxiv, 2020.

Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG). Força-Tarefa de Modelagem da COVID-19. Uma Alternativa para o Aumento da Escala da Testagem para a Covid-19. Disponível em:https://ufmg.br/storage/0/9/0/e/090e386563b14bec680ca07f7c9ff5c4_15892829037837_827145161.pdf. Acesso em: 29 de jun. de 2020.

Viehweger, A. et al. Increased PCR screening capacity using a multi-replicate pooling scheme. MedRxiv, 2020.

WACHARAPLUESADEE, S. et al. Evaluating efficiency of pooling specimens for PCR-based detection of COVID-19. MedRxiv, 2020.


Posts Relacionados

Ver tudo
Gostou do conteúdo?
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre as novidades.
* A BiomeHub tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para administrar sua conta e fornecer os produtos e serviços que você nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre os nossos produtos e serviços, também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse. Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser. 

Obrigado por se inscrever!

bottom of page