top of page

Glossário do microbioma

Vamos falar sobre conceitos?




A microbiologia é a ciência que estuda os organismos vivos não visíveis ao olho nu. Se enquadram dentro de grupo os vírus, as bactérias, protozoários, leveduras e fungos microscópicos.


Com o surgimento da era do Microbioma surgiram novos conceitos. O termo microbioma tem origem nos biomas ecológicos (cerrado, pampas, amazônia…), mas se refere ao bioma microscópico, ou seja, a interação dos microrganismos e o ambiente onde está inserido, como por exemplo, o microbioma intestinal.


O mais importante é entender que a composição da microbiota, e consequentemente o microbioma, pode ser bastante variável entre diferentes indivíduos, diferentes sítios do corpo ou mesmo ao longo do tempo.


Nesta perspectiva, é importante elucidarmos alguns conceitos:


  • Gene: é um segmento de uma molécula de DNA responsável pelas características herdadas geneticamente.

  • Genoma: é o material genético de um determinado organismo.

  • Metagenoma: é o material genético total existente em uma determinada amostra, de todos os organismos nessa amostra presentes.

  • Microrganismos: pequenos organismos, muitas vezes unicelulares, incluindo bactérias, arqueas, vírus, leveduras, bolores, fungos, algas e plâncton.

  • Bactérias Patogênicas: são aquelas capazes de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis.

  • Prebióticos: são componentes alimentares (carboidratos) não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro, por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon.

  • Probióticos: refere-se às bactérias benéficas que habitam o intestino e são parte integrante das funções gastrointestinais.

  • Simbióticos: é a combinação em quantidades variadas de prebióticos e probióticos.

  • Modulação Intestinal: é um conjunto de intervenções aplicadas ao trato gastrointestinal (TGI), com o objetivo principal de (re)equilibrar a composição microbiana do intestino, em termos qualitativos e quantitativos, e tendo como fim último a promoção da saúde do organismo do hospedeiro.

  • Disbiose: condição da microbiota intestinal em que um ou alguns microrganismos potencialmente nocivos estão presentes em grandes quantidades, criando, portanto, uma situação propensa a doenças, ou resultando em outras perturbações perceptíveis da microbiota, como fezes líquidas, infecções gastrointestinais ou inflamações.

  • O estado de disbiose: desequilíbrio da microbiota caracterizado pela queda da diversidade de bactérias, com o aumento da proporção de bactérias patogênicas.

  • Eubiose: anteriormente denominada “normobiose”, trata-se da composição de uma microbiota estável ou balanceada em um indivíduo saudável. Ainda não se sabe como se constitui exatamente a eubiose e, portanto, não há uma definição geral em relação à composição ou função bacteriana.

  • Patobiontes: bactérias que habitualmente não causam danos à saúde, porém, em algumas situações, como o desequilíbrio na microbiota intestinal, possuem um potencial de induzir processos inflamatórios.

  • Microbiota intestinal: é a complexa comunidade de microrganismos (bactérias, fungos, vírus e etc) que habitam nosso trato gastrointestinal.

  • Microbioma intestinal: é o conjunto de todos os genomas (genes) desses microrganismos, levando em consideração seu habitat e as condições ambientais de onde eles estão.

  • Probiome: é um teste molecular capaz de detectar a complexa comunidade de bactérias que compõe a microbiota intestinal, através do sequenciamento do DNA dessas bactérias.



Agora que todos os conceitos estão claros para você, fica mais fácil o entendimento dos textos sobre a temática microbioma humano.


Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre conceitos relacionados, envie para o e-mail contato@biome-hub.com. Esse texto será atualizado sempre que necessário.




Fontes:


Marchesi, J.R., Ravel, J. The vocabulary of microbiome research: a proposal. Microbiome 3, 31 (2015) doi:10.1186/s40168-015-0094-5. Ministério do Meio Ambiente. https://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/Aval_Conhec_Cap2.pdf

Posts Relacionados

Ver tudo
Gostou do conteúdo?
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre as novidades.
* A BiomeHub tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para administrar sua conta e fornecer os produtos e serviços que você nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre os nossos produtos e serviços, também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse. Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser. 

Obrigado por se inscrever!

bottom of page