top of page

Como interpretar o resultado do exame de microbioma intestinal?

A interpretação correta dos exames laboratoriais é imprescindível para a conduta clínica. Entenda como interpretar os resultados dos exames de microbioma intestinal.


análise do microbioma intestinal

Os exames que possibilitam a identificação das bactérias presentes na microbiota intestinal, como o PRObiome, podem ser correlacionados com as informações clínicas, auxiliando na conduta personalizada dos pacientes. Além disso, podem auxiliar no acompanhamento frente às terapias e estratégias de modulação da microbiota intestinal.


Por ser composto por diferentes parâmetros, é comum se sentir confuso ao interpretar pela primeira vez um exame de microbioma intestinal. Aqui vamos abordar como interpretar o resultado levando em consideração os intervalos de referência.



Como interpretar os resultados?

Devido ao grande número de microrganismos comensais, certa variabilidade da microbiota intestinal é esperada. Isso significa que resultados fora do intervalo de referência não significam necessariamente um processo de doença que requer intervenção.


Além disso, assim como em exames bioquímicos, o intervalo de referência da microbiota intestinal não deve ser interpretado como “normal”, “usual”, “saudável” ou “esperado”. Na prática, um resultado dentro do intervalo de referência não significa que o paciente esteja saudável. Isso porque cabe ao profissional da saúde avaliar a relevância de determinado resultado em função do quadro clínico do paciente.



O que é o intervalo de referência no exame?

intervalos de referência

Segundo o Clinical Laboratory Standard Institute (CLSI), intervalos de referência são valores obtidos através de métodos estatísticos que representam uma população específica selecionada a partir de critérios bem definidos.


Os intervalos de referência fornecem um contexto para a interpretação clínica realizada pelo profissional de saúde, uma vez que a interpretação de um resultado laboratorial é um processo de decisão comparativa entre o resultado do paciente e o intervalo de referência.


Assim como os intervalos de referência dos exames bioquímicos, os valores dos exames de microbioma podem variar entre diferentes laboratórios de acordo com a população selecionada e também com a metodologia utilizada nas diferentes etapas da análise, como método de coleta e armazenamento da amostra, extração de DNA, sequenciamento e análise de bioinformática. Portanto, o resultado deve ser interpretado pelo profissional da saúde sempre de acordo com os intervalos de referência estabelecidos pelo laboratório onde o exame é realizado.


É possível encontrar na literatura diversos valores para as taxonomias presentes na microbiota intestinal de populações saudáveis, porém devido a falta de padronização metodológica dos artigos, não é aconselhável se basear apenas em valores da literatura.


O que pode causar variações nos intervalos de referência?

Diversas variáveis podem impactar o intervalo de referência do microbioma, porém duas são mais importantes: metodologia e população.


METODOLOGIA:

Sabe-se que algumas etapas metodológicas podem gerar variações nos resultados inclusive maiores que as variações biológicas. Por exemplo, diferentes metodologias de extração do DNA podem recuperar com diferentes eficiências os microrganismos gram positivos e gram negativos, devido a dificuldade de rompimento da parede celular. Além disso, a região do gene 16S utilizada para o sequenciamento pode impactar a capacidade de identificação taxonômica de determinados organismos como os Lactobacillus.


POPULAÇÃO:

A genética, padrões de dieta, idade, estilo de vida, uso de medicamentos, entre outros fatores podem influenciar a microbiota intestinal. Por isso, utilizar valores estabelecidos em uma população dos Estados Unidos ou da Europa, por exemplo, não é representativo da população brasileira mesmo quando a metodologia utilizada é igual.


O CLSI recomenda que os laboratórios estabeleçam intervalos de referência para a população que atendem e que estes valores sejam revisados periodicamente. Portanto, estabelecer os intervalos de referência para um exame conforme recomendações, requer tempo e investimento dos laboratórios clínicos.


Utilizar exames de microbioma que não fornecem intervalos de referência pode levar a interpretações e condutas incorretas.


Qual o papel do laboratório?

O fornecimento dos intervalos de referência é uma tarefa dos laboratórios clínicos e dos fabricantes de testes. A BiomeHub é a única empresa no Brasil que fornece exames de microbioma intestinal com intervalos de referência.


A BiomeHub é uma spin-off da empresa de biotecnologia Neoprospecta, pioneira em análises de microbioma no Brasil, há mais de 10 anos trabalhando com sequenciamento de alto desempenho, também conhecido como NGS - Next Generation Sequencing, de microrganismos.


Atualmente a BiomeHub é uma das principais fornecedoras de testes de microbioma humano, possuindo parceria estratégica e comercial com os maiores laboratórios do Brasil. Além disso, temos orgulho de ser parceiros de pesquisadores das principais instituições acadêmicas do Brasil, hospitais, centros de pesquisa e indústrias farmacêuticas.




Fontes:


CLSI. Defining, Establishing, and Verifying Reference Intervals in the Clinical Laboratory; Approved Guideline - Third Edition. CLSI document EP28-A3c, PA: Clinical and Laboratory Standards Institute; 2008.


Sinha, R., Abu-Ali, G., Vogtmann, E. et al. Assessment of variation in microbial community amplicon sequencing by the Microbiome Quality Control (MBQC) project consortium. Nat Biotechnol 35, 1077–1086 (2017). https://doi.org/10.1038/nbt.3981


Jones CB, White JR, Ernst SE, Sfanos KS and Peiffer LB (2022) Incorporation of Data From Multiple Hypervariable Regions when Analyzing Bacterial 16S rRNA Gene Sequencing Data. Front. Genet. 13:799615. doi: 10.3389/fgene.2022.799615

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Gostou do conteúdo?
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre as novidades.
* A BiomeHub tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para administrar sua conta e fornecer os produtos e serviços que você nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre os nossos produtos e serviços, também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse. Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser. 

Obrigado por se inscrever!

bottom of page