top of page

ciência e biotecnologia

Cuidando da saúde feminina com 

Conheça mais sobre o exame! 

A BiomeHub nasceu com o propósito de tornar a medicina de precisão acessível à todos! 

Saiba mais sobre o Nosso DNA clicando aqui

Sequenciamento de DNA
das bactérias e fungos da vagina

Coleta pode ser realizada por você

Laudo personalizado

Resultado em apenas alguns dias

O microbioma vaginal é um ecossistema dinâmico e complexo composto por microrganismos que habitam a vagina. Dependendo do seu equilíbrio, esses microrganismos podem proteger a saúde íntima da mulher ou causar doenças e situações indesejadas.

Por que a microbiota vaginal é importante?

Responsável por manter o pH vaginal adequado
Produz compostos antimicrobianos
Regula e fortalece o sistema imune
Evita a proliferação de bactérias nocivas
Mantém o equilíbrio dos microrganismos na vagina

O desequilíbrio do microbioma vaginal pode estar associado a diversas condições e sintomas como:

Candidíase
 

Infertilidade
 

Vaginose Bacteriana (VB)
 

Doença inflamatória pélvica
 

Aborto espontâneo e parto prematuro
 

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Dor pélvica

Corrimento vaginal

Dor na relação sexual

Irritação ou coceira vaginal

Ardência ou urgência ao urinar

Dor, desconforto ou ardência vaginal

O que influencia a composição da sua microbiota vaginal?

ciclo.png

Idade
> Origem étnica
> Relação sexual
Higiene pessoal
Infecções genitais
> Menstruação e menopausa
> Uso de antibióticos e/ou antifúngicos
> Alterações nos níveis hormonais durante a gravidez
 

O BIOfeme possui uma metodologia inovadora que possibilita com apenas uma amostra de swab vaginal:

Avaliar a diversidade geral da microbiota vaginal.

Identificar as bactérias e fungos da microbiota vaginal.

Identificar o tipo de microbiota vaginal - alguns tipos são mais protetores, enquanto outros predispõem a doenças.

Verificar o equilíbrio da microbiota vaginal.

Identificar as bactérias benéficas da microbiota, que são marcadoras de uma boa saúde vaginal.

Avaliar a proporção relativa dos microrganismos, pois a relação entre eles diz muito sobre a saúde vaginal.

Por que realizar o BIOfeme?

A identificação e caracterização do perfil microbiano vaginal possibilita uma melhor compreensão sobre o estado da saúde íntima, auxiliando em diagnósticos clínicos e no direcionamento de tratamentos de forma mais rápida e adequada aos microrganismos específicos detectados.

O BIOfeme possibilita medidas preventivas para a saúde feminina, evitando complicações que possam surgir a partir do desequilíbrio da microbiota vaginal.

Procure o seu ginecologista e converse com ele sobre essa nova forma de
cuidar da sua saúde íntima.

Oferecemos o que existe de mais inovador em exames de microbioma humano. Agora você pode contar com mais um poderoso aliado no cuidado à sua saúde: o BIOfeme

Passo a passo para realizar o BIOfeme:
Adquira o exame no nosso site ou com um profissional de saúde habilitado.
Receba em casa o kit de coleta.
Preencha o formulário de cadastro aqui, preferencialmente com a ajuda do seu médico.
Colete e envie a sua amostra. 
Nós processamos sua amostra, analisamos os resultados e elaboramos um laudo personalizado para você!

Veja aqui como coletar a sua amostra:

Você é paciente e ficou interessada em saber mais sobre o exame? Ou está buscando um profissional habilitado? Entre em contato pelo nosso canal de atendimento clicando aqui, nós podemos ajudar você!

Se você deseja comprar o exame, basta clicar no botão e ir para a página de compras. 

Contato PS Biofeme

Você é profissional da saúde?

linha.png

Ficou interessado em avaliar a microbiota vaginal das suas pacientes?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Obrigado pelo seu interesse! Em breve faremos contato com você!

  • Preciso de prescrição médica ou nutricional para fazer o exame?
    Não há necessidade de prescrição, você pode adquirir diretamente com a BiomeHub. Enviamos o kit de coleta para qualquer lugar do Brasil. Porém, o exame deve ser interpretado exclusivamente por um médico ou nutricionista habilitado. O PRObiome é um exame de apoio ao profissional da saúde. A BiomeHub não oferece diagnóstico clínico. Precisa de indicação profissional? Entre em contato pelo nosso canal de atendimento que podemos indicar profissionais habilitados.
  • Como preencher o formulário de cadastro?
    O preenchimento do formulário de cadastro é obrigatório. Nele você irá validar o código da amostra, ler e aceitar o Termo de Consentimento e preencher os dados solicitados. Recomendamos que, quando possível, o preenchimento seja feito em conjunto com o médico ou nutricionista solicitante. Clique aqui para acessar o formulário de cadastro on-line.
  • Qual o prazo para recebimento do resultado?
    O prazo para liberação do laudo é de até 12 dias úteis a partir da chegada da amostra no laboratório.
  • Como preparar-se para realizar?
    Para o exame PRObiome e PRObiome Plus você não precisa nenhuma preparação. Não é necessário realizar qualquer dieta especial. Mantenha a sua rotina de hábitos alimentares nos dias que antecedem a coleta, exceto por orientação do médico ou nutricionista. Você não precisa deixar de tomar os seus medicamentos regulares, mas não esqueça de informar sobre esses medicamentos no Formulário de Cadastro. Você deve fazer a coleta com fezes recém-emitidas. A coleta pode ser realizada em qualquer horário. Para o exame PRObiome Funcional e PRObiome Plus Funcional é importante saber que: As amostras devem ser enviadas para o laboratório em até 2 dias após a coleta. Você deve fazer a coleta de fezes sólidas recém-emitidas. O exame não deve ser realizado em fezes líquidas, pois poderá prejudicar a quantificação da calprotectina. A coleta pode ser realizada em qualquer horário. Você não precisa realizar qualquer dieta especial. Mantenha a sua rotina de hábitos alimentares nos dias que antecedem a coleta, exceto por orientação do médico ou nutricionista. Anti-inflamatórios não esteroidais, anticoagulantes, medicamentos contendo ácido acetilsalicílico podem interferir no resultado. Avalie com seu médico a suspensão do uso por pelo menos 48h antes da coleta. Evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso por pelo menos 48h antes da coleta. Não realize a coleta durante o período menstrual ou quando houver sangramento de hemorroidas. Se tiver realizado exames radiológicos com contraste por via oral ou colonoscopia com laxantes deve aguardar pelo menos 72 horas para coletar as fezes. IMPORTANTE: caso necessite de uma coleta especial, por exemplo, coleta em bolsa de colostomia ou em fralda, entre em contato conosco para receber instruções específicas.
  • Como realizo a coleta?
    Você mesmo realiza a coleta da amostra de fezes, no conforto da sua casa, utilizando os kits de coleta, que incluem instruções simples e todo material necessário para a coleta. Assista ao vídeo e entenda como funciona. Instruções para coleta da amostra do PRObiome e Probiome Plus Instruções para coleta da amostra do PRObiome funcional e do PRObiome Plus funcional
  • Existe idade mínima ou máxima para fazer o exame?
    Os intervalos de referência do exame de microbiota intestinal foram estabelecidos com base na população adulta. Porém, qualquer pessoa pode fazer o exame considerando as especificidades associadas a cada faixa etária.
  • Para quem é indicado?
    O PRObiome foi desenvolvido para auxiliar processos investigativos relacionados ao diagnóstico clínico, bem como a avaliação e tratamento de pacientes em condições como: Pacientes com Doença Intestinal Inflamatória diagnosticada ou em investigação. Pacientes com Síndrome do Intestino Irritável diagnosticada ou em investigação. Pacientes com câncer colorretal diagnosticado ou em investigação. Pacientes com sintomas gastrointestinais. Pacientes com condições relacionadas à microbiota intestinal (Transtorno do espectro autista, doenças autoimunes, síndrome metabólica, hospitalizados, em tratamento quimioterápico). Pacientes que estão passando por mudanças de estilo de vida e/ou dietas.
  • O que influencia a composição da microbiota intestinal?
    Diversos fatores impactam a microbiota intestinal, tais como: A sua idade. A sua dieta. A sua imunidade. O seu estilo de vida. Hospitalização e cirurgias. Prática de exercícios físicos. Uso de probióticos e prebióticos. Uso de antibióticos e quimioterápicos. Doenças e distúrbios ao longo da vida.
Todo exame laboratorial deve ser interpretado por profissional da saúde habilitado, levando em consideração o quadro clínico do paciente.
bottom of page