top of page

BIOfeme: conheça uma nova forma de cuidar da sua saúde íntima

A BiomeHub é uma empresa de biotecnologia, especializada em análises de microbioma humano. Nós somos pioneiros no país no desenvolvimento e realização de análises baseadas em tecnologias de ponta em genômica, microbiologia molecular e bioinformática, aplicadas à saúde humana. Conectamos conhecimento de alta tecnologia e saúde, desenvolvendo produtos inovadores para solucionar desafios na área da saúde.


Por meio do sequenciamento de DNA de alto desempenho e metodologias próprias, tornamos a medicina de precisão acessível a um número cada vez maior de pessoas. É com essa tecnologia que realizamos as análises de microbioma - o sequenciamento de DNA dos microrganismos presentes no corpo humano.

imagem representando a saúde íntima da mulher

BIOfeme: primeiro exame molecular no Brasil que utiliza tecnologia de ponta para a análise da microbiota vaginal.

A BiomeHub desenvolveu o BIOfeme, o primeiro exame molecular do Brasil capaz de identificar, com uma única amostra de swab vaginal, a composição da microbiota vaginal - bactérias e fungos - por meio da metodologia de sequenciamento de DNA de alto desempenho.


O microbioma vaginal tem estreita relação com a saúde da mulher. Os microrganismos desse microbioma produzem barreiras naturais que inibem a proliferação de agentes danosos à saúde feminina. Ele é composto por microrganismos benéficos e comensais, que ajudam a estabilizar o pH do canal vaginal e impedir que bactérias patogênicas se desenvolvam.


O BIOfeme foi desenvolvido para dar suporte ao diagnóstico de diversas condições, bem como acompanhamento de tratamentos medicamentosos. Com o BIOfeme, a microbiota vaginal torna-se uma aliada para a saúde da mulher e para a prática clínica, pois auxilia os profissionais de saúde na identificação e caracterização do perfil microbiano vaginal e sua relação com a saúde da mulher, possibilitando uma melhor compreensão sobre o quadro clínico e direcionando tratamentos de forma mais assertiva e eficiente de acordo com os microrganismos detectados. Sua metodologia inovadora possibilita com apenas uma amostra de swab vaginal:

  • Avaliar a diversidade geral da microbiota vaginal.

  • Identificar as bactérias e fungos da microbiota vaginal.

  • Identificar o tipo de microbiota vaginal - alguns tipos são mais protetores, enquanto outros predispõem a doenças.

  • Verificar o equilíbrio da microbiota vaginal.

  • Identificar as bactérias benéficas da microbiota, que são marcadoras de uma boa saúde vaginal.

  • Avaliar a proporção relativa dos microrganismos, pois a relação entre eles diz muito sobre a saúde vaginal.

Vantagens do BIOfeme

  • A coleta pode ser realizada no momento da suspeita clínica pelo médico ou pela própria paciente no conforto da sua casa utilizando o kit de coleta.

  • A amostra coletada fica em uma solução estabilizante que consegue preservá-la por até 30 dias em temperatura ambiente.

  • Análise do microbioma pautados na atualização de estudos científicos.

  • Identificação das bactérias e fungos que compõem a microbiota vaginal.

  • Detecção de microrganismos patogênicos e patobiontes.

  • Avaliação da diversidade geral, o equilíbrio e a proporção dos microrganismos no microbioma vaginal.

  • Envio de um laudo personalizado em apenas alguns dias.


Cuide do seu microbioma vaginal. Ele cuida de você!


O microbioma vaginal exerce um papel importante na manutenção da saúde do trato vaginal e o conhecimento sobre a microbiota vaginal e como esta influencia a saúde feminina é importante para reduzir os casos de infecções ginecológicas.

A caracterização do microbioma é capaz de detectar estados de desequilíbrio microbiológico, como em casos de vaginoses, que afetam drasticamente a saúde e qualidade de vida das mulheres; de identificar a classificação do tipo de microbioma, que pode ser relacionado, por exemplo, ao maior risco de vaginose; e de verificar a presença de Lactobacillus, que são consideradas bactérias marcadoras de saúde.


O BIOfeme possibilita que medidas preventivas sejam adotadas para a saúde feminina, evitando complicações que possam surgir a partir do desequilíbrio da microbiota vaginal. E essa nova forma de cuidar da saúde da mulher já está disponível. ​​Procure o seu ginecologista e converse com ele sobre essa nova forma de cuidar da sua saúde íntima.


Saiba mais sobre o BIOfeme acessando nosso site, é só clicar aqui.

Posts Relacionados

Ver tudo
Gostou do conteúdo?
Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre as novidades.
* A BiomeHub tem o compromisso de proteger e respeitar sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para administrar sua conta e fornecer os produtos e serviços que você nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre os nossos produtos e serviços, também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse. Você pode cancelar o recebimento dessas comunicações quando quiser. 

Obrigado por se inscrever!

bottom of page